Gás Natural e suas Vantagens: quando ele é a melhor opção?
Não há dúvidas que o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o famoso gás de botijão, é o mais popular no Brasil, afinal, ele está presente em quase todo lugar. Mas você sabia que existe uma alternativa em relação a ele? Sim! Estamos falando do Gás Natural e no artigo de hoje você vai conhecer as suas vantagens.
Se ficou curioso, continue a leitura e veja se vale a pena fazer uma troca.
O que é o Gás Natural (GN)?
Basicamente, o Gás Natural (GN) é um combustível fóssil encontrado na natureza e composto de hidrocarbonetos leves. Nele, predomina a presença do metano, portanto, trata-se de um composto mais leve que o ar e que se dissipa facilmente em caso de vazamentos. Esse tipo de gás é fornecido por uma rede de distribuição subterrânea. Dentro de um prédio, ele sempre será encontrado na fase gasosa e é medido em m³.
Conheça as aplicações do Gás Natural.
Qual é o espaço necessário para usufruir do Gás Natural?
Vamos falar das vantagens do Gás Natural? A primeira delas é a forma como ele é entregue ao prédio. Como vimos antes, ele é distribuído por uma rede subterrânea, sendo necessário um espaço para uma estação de GN.
Esse espaço tem uma função muito importante: reduzir e limitar a pressão de entrada do gás ao consumidor, assim como medir o respectivo volume de gás transferido ao mesmo. Comparado a Central de GLP, a estação de GN usa um espaço bem menor. Por exemplo, se um edifício com 12 apartamentos utilizando fogão e aquecedor, com um consumo de cerca de 30 kg/h precisaria de 2 tanques de B190 de GLP – então, a Central GLP ocuparia um espaço de aproximadamente 3,00m². Já a estação GN, usaria um espaço que variaria de 1,00 a 1,50m².
Além disso, a central de Gás Liquefeito de Petróleo exige um afastamento específico da edificação – que varia de acordo com o volume de gás armazenado. Contudo, a estação GN não precisa seguir um afastamento pré-determinado do prédio, aliás, ela pode ser instalada até mesmo na fachada da edificação – contato que seja estanque pelo lado interno, com abertura e ventilação para o exterior.
Fornecimento e chama
Por fim, temos mais dois destaques interessantes do Gás Natural: o seu fornecimento é feito por meio do encanamento. Portanto, não esqueça de investir em uma instalação de gás encanado bem feita. Assim, você não precisa fazer ligação com a mangueira do botijão de gás, como no GLP.
Ainda por cima, o GN encanado é mais potente e cria uma chama mais estável.
O que achou do nosso artigo sobre o que o gás natural e suas vantagens? Lembre-se: trata-se de uma solução interessante para a sua construção. Além disso, é importante também seguir outras medidas de cuidados, principalmente nas instalações prediais. Pensando nisso, se precisar de um time especializado em instalação de gás encanado, conte com a nossa equipe!
Somos a RDS Gás, a empresa que você procura para soluções práticas, eficientes e seguras para as suas construções. Entre em contato e faça o seu orçamento.
Compartilhe esse post
Veja Também
Tipos de adaptador para botijão de gás: qual escolher?
O uso de um adaptador para botijão de gás é necessário em diversos contextos...
Guia completo sobre adaptador para duto de exaustão
Peça simples para muitas pessoas, o adaptador para duto de exaustão não raram...
Qual a validade de uma válvula de gás e como verificar se a minha está vencida?
Válvulas de gás são componentes essenciais em sistemas de gás residenciais e...
SOLICITE SEU orçamento
Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?
Gostaria de receber uma ligação gratuita?