Tubulação de Gás Encanado: saiba por que investir nesse serviço
Você sabia que construções com tubulação de gás encanado oferecem diversas vantagens para os seu moradores? Além do fornecimento ininterrupto, esse sistema não demanda o armazenamento do botijão dentro da residência. Contudo, para garantir essa boa funcionalidade, é fundamental contar com apoio profissional na elaboração do projeto da tubulação.
Para ilustrar essa importância: instalações mal projetadas ou executadas de maneira incorreta, podem resultar em graves problemas. Um simples vazamento, por exemplo, pode contaminar o ar e até mesmo causar explosões. Por isso, é essencial alinhar os projetos de distribuição de gás e combate a incêndios.
Como projetar a tubulação de gás encanado
Projetar esse sistema de gás encanado não é uma tarefa simples. Como destacamos acima, existem muitos riscos associados a um planejamento mal feito. Tendo isso em mente, resolvemos explicar um pouco melhor quais critérios devem ser analisados na hora de montar a tubulação de gás encanado em casas e nos diferentes tipos de edificações.
Trajetória do Gás
Um detalhe que merece atenção é a trajetória do gás. Nesse momento, é definido se a instalação terá medição individualizada ou se a cobrança será por meio de rateio, com somente uma tubulação alimentando todas as unidades da construção.
Potência dos equipamentos
Concluída a etapa da trajetória, você precisa reunir uma informação de extrema valia: a potência dos equipamentos que utilizarão o gás. Com esses dados, é possível dimensionar o sistema, além de especificar os materiais, as classes e as demais características da instalação.
Segurança
Juntamente ao dimensionamento, é checado o afastamento de segurança (a distância mínima entre os componentes do sistema e estruturas da edificação), determinadas pela ABNT NBR 15.526 e pelas normas do Corpo de Bombeiros.
Se o consumidor tiver interesse em adotar o gás natural em sua casa ou comércio, antes de iniciar a obra, deve entrar em contato com a concessionária que atende ao seu Estado para receber as devidas diretrizes sobre a instalação.
Execução do projeto
O planejamento bem feito é a primeira etapa da instalação de um sistema de gás encanado. Para concluí-lo com sucesso, é necessário executar cada fase da implementação cuidadosamente.
Facilite manutenções
Durante a instalação, não se esqueça de realizá-la de forma a facilitar futuras manutenções na tubulação de gás.
Teste de Estanqueidade
Após a execução do projeto, a norma indica a realização de um teste de estanqueidade para atestar a segurança do sistema. Nesse outro artigo, explicamos como é o teste e a sua importância. Em suma, é preciso submeter a tubulação a uma pressão cinco vezes maior que o normal, dessa forma, é possível verificar se há ou não vazamentos.
Busque ajuda de uma empresa especializada!
Conte com um time que se preocupa com a sua segurança e que seja credenciado pelo Programa BIP da Abrinstal, como a gente! Temos uma equipe especializada em tubulação de gás encanado, pronta para disponibilizar o melhor atendimento e serviço para a sua segurança.
Entre em contato conosco e faça um orçamento pelo nosso whatsapp!
Compartilhe esse post
Veja Também
Tipos de adaptador para botijão de gás: qual escolher?
O uso de um adaptador para botijão de gás é necessário em diversos contextos...
Guia completo sobre adaptador para duto de exaustão
Peça simples para muitas pessoas, o adaptador para duto de exaustão não raram...
Qual a validade de uma válvula de gás e como verificar se a minha está vencida?
Válvulas de gás são componentes essenciais em sistemas de gás residenciais e...
SOLICITE SEU orçamento
Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?
Gostaria de receber uma ligação gratuita?